quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Festival do Livro e Literatura de São Miguel 2014

Ações
Roda de conversa e Deriva - Estêncil: Reflexões sobre a cidade
O Coletivo Caixa Preta, no sábado (08/11), participou de uma roda de conversa sobre seus trabalhos, intervenção e arte urbana. A proposta foi questionar e tentar entender o que motiva, qual a finalidade e a validade deste tipo de intervenção, buscando construir uma crítica a respeito do empoderamento do sujeito sobre o espaço urbano e caminhos  de se expressar sobre a cidade.
Para contextualizar a discussão tivemos a presença de Ozi Duarte, um dos pioneiros em arte de rua no Brasil em ação de desde 1985, que compartilhou seu trabalho e conduziu-nos a experimentar brevemente a construção de suas telas urbanas ao vivo. Além disso, uma deriva foi feita por São Miguel Paulista para aplicar estêncils trazidos pelo público da roda de conversa e produzidos pelos participantes da oficina “O bairro na boca do povo”, realizado no Galpão de Cultura e Cidadania e na E.E. Pedro Moreira Matos, onde trabalhamos a linguagem por meio de oficinas de junho a setembro deste ano.

Cápsulas Urbanas - Memória em Movimento - Lambes

Baseado no trabalho de coleta de memórias de moradores do Jd. Lapenna, o Coletivo Caixa Preta propôs uma exposição capaz de compartilhar trechos dos pensamentos dos participantes com os frequentadores de São Miguel Paulista  e os visitantes do Festival de Literatura. Utilizando como suporte os muros do bairro, o Coletivo busca compartilhar  pequenas reflexões que possam aguçar a memória de quem observá-las. As obras, expostas em formato de lambes, são como partes de um vídeo, compostas por três frames e interligadas por uma frase que perpassa cada um deles.

Livreto

Durante o primeiro semestre de 2014 o Coletivo realizou entrevistas com moradores do Jd. Lapenna, com o objetivo de coletar memórias pessoais e do bairro onde vivem. Como forma de socializar estas memórias, um livreto foi produzido contendo trechos transcritos desses relatos. Com o objetivo de estimular a memória dos leitores, os textos foram escolhidos de forma afetiva, poética, uma mostra de  momentos adormecidos nas mentes, quase como em uma conversa entre amigos sobre o passado. Confira aqui as fotos.
E conheça mais do trabalho do Ozi: http://www.ozistencil.com/ https://www.flickr.com/photos/graffitivivo https://www.facebook.com/pages/OZI/271820336180272?ref=ts&fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário