quarta-feira, 28 de maio de 2014

Roda de conversa : História Falada - Fany Withmann

Na ultima segunda feira, 19 de maio de 2014, tivemos um encontro muito bacana com Fany Withmann.
O projeto  desenvolve-se no bairro do Jardim Lapenna em São Miguel Paulista, e a maior fonte de informação e inspiração, são as histórias dos moradores.
Gostaríamos de desenvolver uma tradição de oralidade entre o pessoal do bairro, no intuito de que  a história do local e seus personagens não se perca, e ao mesmo tempo seja contada por aqueles que vivenciaram a experiência.
Para isso, convidamos Fany para trocar algumas de suas experiências com a gente, já que, que como pedagoga, utilizou a história falada como metodologia de pesquisa para o desenvolvimento de sua tese.
Fany comentou que o interessante da história oral, dentre outras coisas, é o fato que podemos conhecer a história de um mesmo fato por diversas perspectivas, afinal, uma história contada por quem vivenciou o fato é muito diferente de uma contada por quem soube como foi.
Outro aspecto interessante das histórias orais é que ela permite uma revisita a memória de quem conta, possibilitando identificar-se novamente como atuante, há uma revivência dos casos, ela volta ao passado, revive conversas, cheiros, sabores, imagens, emoções que vezes os lembram de como fizeram parte de algo, traz uma sensação de pertencimento, de lembrança da sua biografia.
O Coletivo potencializa essa questão,  já que é a busca pelo pertencimento a este local que se mora, a procura de vê-lo como lugar que se vive, que se refere, que se transforma.
Fany ainda nos trouxe dicas, fundamentações teóricas, e ideias de como conduzir uma conversa com o intuito de captação desta história, desta pessoa que se abre para nos contar parte de sua vida. E ainda fortaleceu o quanto este material seria grande fonte de pesquisa para outros que podem, no futuro, procurar por informações sobre esta trajetória do bairro.
Estas são apenas algumas pinceladas sobre a conversa que fica agora na memória, para acessarmos a cada passo do projeto, buscando formas de utilizar as dicas para fazer o melhor possível nesta nossa empreitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário