terça-feira, 6 de maio de 2014

Nossa oralidade

Neste ano vamos trabalhar sobre a oralidade.
Sempre que caminhávamos pelo bairro no ano passado (2013), os moradores com os quais nos deparávamos, nos contavam histórias realmente incríveis sobre a construção do bairro, sobre seus personagens, e muitas outras coisas. Pensamos no quanto se perde atualmente sobre estas histórias, já que na correria do dia a dia, não dedicamos muito tempo para ouvir aquilo que as pessoas tem pra compartilhar.
Com isso este ano decidimos ouvir estas histórias e procurar por uma forma de contar aos outros moradores aquilo que vamos ouvir. Com isso surgiu o Projeto Jardim Lapenna em Foco: O Bairro na voz dos Moradores.
Aos poucos fomos procurando formas de realizar o projeto e, na nossa ultima reunião, Fizemos uma contação de histórias de nossas vidas entre os participantes do Coletivo.

Foi bem interessante sabermos mais sobre nossos companheiros que por mais que passemos muito tempo juntos, há ainda tanto a saber.
Muito aprendemos neste encontro, vamos citar algumas delas:
  • Percebemos que a nossa história tem bases sólidas em nosso passado, com isso muito que trazemos a tona, tem relação com nossos pais e parentes, com nossos antepassados.
  • Notamos também que nossa cabeça funciona como uma grande teia, normalmente a história não é linear, por mais que se siga uma linha de raciocínio, a nossa memória nos leva a outros pontos que criamos links mentais.
  • A história que contamos é apenas uma parcela de tudo o que temos pra contar. Normalmente fazemos um recorte, e deixamos de fora aquilo que não se encaixa, mas que também tem muita importância.
Enfim, muito ainda temos que aprender sobre história oral, o que dizer, o que captar, o que contar.
Mas esta foi uma grande experiência para sentir onde estamos pisando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário