segunda-feira, 16 de setembro de 2013

5º encontro

Finalmente, após o feriado de 7 setembro no qual não tivemos oficina, nos encontramos no dia 14 para continuar nossos trabalhos. Com as fotos da segunda saída reveladas, pudemos analisar os resultados dos temas indicados, percebemos uma busca por novos ângulos e idéias, embora o tipo de equipamento as vezes limitem as possibilidades fotográficas, mesmo assim vamos continuar trabalhando o uso de posições mais ousadas e a descentralização do objeto principal da imagem.
Continuando com o processo de nutrição estética, refletimos sobre o uso do retrato na fotografia. A apresentação feita pelo João caminhou pela história do retrato desde a pintura até a fotografia contemporânea. Foram levantadas algumas questões sobre a influencia da pintura sobre a produção de retratos fotograáficos, além de apresentarmos o conceito de retrato.
Passada a introdução, nos preparamos para sair em busca dos personagens que o Jd. Lapenna poderia nos oferecer para fazermos os retratos. Encontramos trabalhadores, famílias, pessoas que moram a muito ou a pouco tempo no bairro. Parte do processo do retrato está na interação com a pessoa que será retratada, e isso foi bastante interessante, encontramos pessoas que pediram para ser fotografadas, outras que foram reticentes e até algumas que se negaram a ter a imagem capturada. Essa experiência forçou os participantes quebrarem alguns bloqueios com pessoas estranhas, embora muitos também fossem conhecidos.
Voltamos e demos um rápida olhada nas fotografias digitais. E para finalizar distribuímos o segundo lote de câmeras para ser usadas durante a semana.







Carlos Pires de Sousa
Carlos Pires de Sousa

Carlos Pires de Sousa


Michelle Sousa

Michelle Sousa

Michelle Sousa
Carlos Pires de Sousa


Nenhum comentário:

Postar um comentário