Com o intuito de propor diferentes formas de olhar, perceber, absorver e assimilar o mundo ao redor. No início de 2013, o Coletivo Caixa Preta desenvolveu o projeto "Jardim Lapenna em Foco" que propôs uma ação cultural, em parceria com o “Galpão das Artes” da Fundação Tide Setúbal com o patrocínio da Secretaria de Cultura, por meio do programa VAI. Este visava à participação ativa dos moradores do bairro do Jardim Lapenna (São Miguel Paulista) com o objetivo de promover diferentes olhares para o bairro e seus personagens. Neste projeto, ainda em andamento, os participantes fotografaram o próprio bairro e tiveram a oportunidade de conhecer e refletir sobre o próprio ambiente a partir de outra ótica.
Em busca de ampliar esta ação, mais uma vez o Coletivo Caixa Preta procurado pela fundação Tide Setubal com a proposta “Cápsulas Urbanas” para o Festival do Livro e Literatura de São Miguel.
Essa proposta visou o encontro da linguagem fotográfica, que faz parte do nosso trabalho, aliada a linguagem escrita com a participação especial do escritor Fernando Ferrari. Objetivamos utilizar o poder do texto escrito para criar micro histórias e potencializar a leitura de imagens, com interferências urbanas que possibilitassem uma visão mais poética sobre a sociedade que nos cerca.
![]() |
Encontro co Fernando Ferrari |
Desta forma foram selecionadas 10 fotografias realizadas no Projeto “Jardim Lapenna em foco”, transformadas em cartazes e coladas em pontos da região de São Miguel Paulista em forma de lambe-lambe.
![]() |
Seleção Cápsulas Urbanas - Dicionário Afetivo |
As imagens podem ser encontradas ao entorno da praça “morumbizinho”, do CDC Tide Setúbal, da “praça do forró”, do calçadão e mercado de São Miguel Paulista e da entrada do Bairro do Jardim Lapenna.